Eu vi esta receita pela primeira vez no catálogo de uma empresa americana, a Fisher Nuts. Depois de ter feito algumas vezes, chegamos ao que seria a versão ideal de acordo com as medidas e ingredientes encontrados aqui no Brasil. É um prato de sabor intenso, se preferência a nozes frescas por que ela solta mais óleo depois do preparo.
Na minha opinião, o momento que o sabor ficou mais interessante era quando a torta estava fria, então se você resistir, fica a dica!
Ingredientes:
- 100 g de nós pecã
- 230 g de farinha
- 1 pitada de sal
- 150 g de manteiga sem açúcar
- 5 colheres de sopa de água gelada
- 4 maçãs
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1/2 colher de chá de canela
- 100 g de queijo brie
Modo de fazer:
Pegue metade da porção de nozes e triture no processador ou liquidificador, depois despeje toda a farinha e bata junto para misturar.
Em uma tigela, coloque a farinha processada com a noz pecã, coloque 100 g da manteiga gelada e em cubos, e amasse com a mão até ficar com um aspecto de areia molhada, acrescente a água vagarosamente, uma colher por vez, amassando com a mão até a massa começar a soltar. Dependendo da umidade do ar e dos ingredientes, a quantidade de água pode variar para mais ou para menos.
Embrulhe em um filme plástico e deixe pelo menos uma hora na geladeira.
Enquanto a massa fica pronta, descasque as maçãs, tire o miolo, e corte em pedaços não muito finos.
Em uma frigideira, adicione a maçã, o restante da manteiga, e o açúcar e cozinhe até a maçã começar a amolecer.
Estique a massa em uma superfície enfarinhada até formar um círculo de aproximadamente 35 cm.
Espalhe a maça no meio deixando uma margem de aproximadamente 4 centímetro, salpique a canela por cima da maçã, distribua por cima da maçã o queijo brie cortado em pedaços de aproximadamente 2 cm e salpique por cima de todo o recheio as nozes pecã cortadas ao meio.
Feche a borda da massa de maneira irregular por cima do recheio deixando o meio aberto.
Leve ao forno a 180°c por aproximadamente 1 hora.
Serve 6 pessoas